Resumo

As mudanças aceleradas no campo tecnológico neste século permitem-nos progredir a passos largos. Os diferentes sectores produtivos podem beneficiar destes avanços. A proposta apresentada trata desta tecnologia no mundo da educação e da atividade física. Especificamente, o objetivo é criar uma aplicação para dispositivos móveis, no formato de um app voltado para a saúde. Foi nomeado: Reeduca't . É uma ferramenta possível para tratar dores nas costas. Com a proposta, que começa com um formulário para análise de posição corporal e sedentarismo, ela se relaciona com outros aplicativos e também com diferentes opções de inteligência artificial, com o objetivo de complementar as informações que o usuário recebe. A metodologia utilizada baseou-se em outras propostas já realizadas e, a partir daí, no debate entre os especialistas. Tudo isso foi realizado no Institut Center d'Esports de Muntanya del Pallars, dentro do Ciclo de Treinamento de Nível Superior de Condicionamento Físico. Os resultados são um teste piloto para que os alunos, que serão futuros profissionais, possam desenvolver suas propostas relacionadas à educação e tecnologia.

Referências

Almaraz Menéndez, FE, Maz Machado, A., e López Esteban, MDC (2015). Tecnologia móvel e educação matemática: uma experiência de aplicação App Inventor. Épsilon. Revista de Educação Matemática, 32(3), 91, 77-86. https://www.researchgate.net/publication/335277918

Arderiu, M., e Brasó, J. (2020) Possibilidades da tecnologia para promover uma educação de qualidade. Nexus de Vozes Mundiais. https://www.worldcces.org/article-1-by-antonell-and-rius

Brasó, J. (2023a). A inteligência artificial pode ajudar no ensino no novo referencial curricular? Utilização do GPT Chat para o ensino de Educação Física. No VII Congresso Internacional de Pesquisa e Didática da Educação Física (pp. 22-24). Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada. https://www.researchgate.net/publication/370527103

Brasó, J. (2023b) Inteligência artificial (IA), transumanismo e educação. Pensando em uma educação física eletrônica do futuro. Em López, E. Bernal C. (ed.) Educação, tecnologia, inovação e transferência. Dykinson, 405-415.

Brasó, J. e Arderiu, M. (2020). Ferramentas tecnológicas de acompanhamento de alunos em formação profissional dual. Revista Practicum, 4(2), 77-94. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v4i2.7805

Brasó, J. e Arderiu, M. (2023). Cultura de paz, saúde, educação e Agenda 2030: Uma proposta de atividade física gamificada para a barbárie nazista com peças Stolpersteine. Estudos Pedagógicos, 49(1), 107-123. https://doi.org/10.4067/S0718-07052023000100107

Acessar