Resumo

Dois aspectos motivaram o desenvolvimento deste estudo: a ampliação do uso de novas tecnologias no âmbito da saúde e a democratização de acesso à internet. Tendo em vista a crescente popularização da prática de Yoga observa-se o surgimento cada vez maior de aulas virtuais desta prática contribuindo para a propagação e aderência da mesma, porém são muito escassas as pesquisas sobre as implicações desta nova tendência nos mais diversos contextos. Com essa motivação, investigamos a aderência dos praticantes de Yoga em aulas oferecidas no contexto virtual, através do portal de educação a distância da UNESP com um projeto de aulas virtuais oferecidas aos 50 alunos do Projeto de Extensão de Yoga da UNESP Rio Claro durante o período de férias, para que pudessem dar continuidade a prática neste período. Vigorou entre 29 de junho a 3 de agosto de 2014, com duração de cinco semanas. Era lançada uma nova aula a cada semana, sempre às segundas-feiras, portanto foram cinco aulas virtuais, com duração aproximada de 30 minutos, disponíveis para a prática durante o período de férias. A cada nova aula postada a aula anterior era retirada do sistema. A pesquisadora foi responsável pela criação e estruturação das aulas de Yoga, assim como pelas filmagens e processos de postagens nos meios virtuais. Utilizou-se de uma plataforma de ensino a distância (EAD), criada para esta pesquisa, para a apresentação das aulas e ainda de um grupo criado em uma rede social para facilitar a comunicação entre pesquisadora e participantes. Além das estatísticas de frequência de acesso foi analisado também o feedback dos alunos a respeito da experiência deles com as aulas a distância, por meio de um questionário online de avaliação do curso virtual, para saber como os alunos se relacionaram com a plataforma de EAD e suas aulas de Yoga, podendo mensurar as implicações, e as possíveis vantagens e desvantagens desse novo contexto de aula. Dos 50 participantes que se comprometeram com a pesquisa, apenas 34 acessaram o portal e realizaram a prática, 12 participantes consideraram o curso bom enquanto 22 consideraram ótimo, não possuindo nenhuma avaliação negativa, 100% considerou que o curso atendeu as expectativas, e obteve ainda avaliação positiva do ambiente da plataforma virtual e do conteúdo das aulas, porém 10 participantes alegaram pouca motivação para praticar as aulas online, e além da dificuldade de encontrar um ambiente adequado para a prática, alguns tiveram problemas técnicos causando interferência na qualidade da prática. A maioria dos participantes praticaram 3 ou mais aulas e apenas duas pessoas afirmaram que não prosseguiriam com a prática virtual se tivessem outra oportunidade, apesar disso, 100% recomendaria o curso online como prática válida de aulas de yoga.

Acessar