Criação do Conhecimento nas Federações Olímpicas do Estado de São Paulo: Fontes de Informações e Agentes Externos Utilizados na Obtenção do Conhecimento
Por Alexandre Ribeiro Arantes (Autor), Ivan Furegato Moraes (Autor), Flávia da Cunha Bastos (Autor).
Em E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação da Câmara dos Deputados, n 12, 2019.
Resumo
O conhecimento no ambiente corporativo tem se apresentado como um dos aspectos relevantes em organizações de diferentes setores, com impacto na maximização de seus recursos. Apesar do reconhecimento do tema no mercado organizacional, ele ainda é incipiente e pouco explorado na gestão de entidades esportivas. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais fontes de informações são utilizadas durante o processo de criação do conhecimento pelas federações olímpicas do estado de São Paulo e com quais agentes externos elas interagem para obter conhecimento. A pesquisa se caracteriza como aplicada, descritiva e de abordagem quantitativa, sendo realizada com base no método Survey. Percebe-se uma relação interorganizacional entre as federações e organizações homogêneas. Conclui-se que as federações necessitam criar, por meio de políticas e elaboração de instrumentos e estrutura, alianças com organizações heterógenas, entre elas, o setor público.
Referências
AHMADJIAN, C. L. Criação do Conhecimento Interorganizacional: conhecimento e
Criação do conhecimento nas federações olímpicas do estado de São Paulo: fontes de informações e agentesexternos utilizados na obtenção do conhecimento E-legis, Brasília, Número Especial – Pesquisas e Políticas sobre Esporte, nov. 2019, ISSN 2175.0688 111redes. In: Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. p. 201–216.
ARANTES, A. R.; BASTOS, F. DA C. Gestão do conhecimento em redes de organizações esportivas. Anais do 8o Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte 2017. Anais...Curitiba: ABRAGESP, 2017aDisponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/0B3SUUtxxlKPpfl96NDVFUHJtWno4a2xCNFY1Q1NYYzJVRzBNSl94QWZoOEV3eTY2a3JRREU>
_____________ Comunicación interorganizacional entre entidades deportivas y el sector público: una revisión sistemática. V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. Anais...Buenos Aires: ALGEDE, 2017b
BABIAK, K. Determinants of Interorganizational Relationships: The Case of a Canadian Nonprofit Sport Organization. Journal of Sport Management, v. 21, p. 338–376, 2007.
BABIAK, K.; THIBAULT, L. Challenges in Multiple Cross-Sector Partnerships. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, v. 38, n. 1, p. 117–143, 2009.
BASTOS, F. DA C. Gestão do Esporte no Brasil: reflexões sobre avanços, limites e desafios. [s.l.] UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2016.
BASTOS, F. DA C.; MAZZEI, L. C. Gestão do Esporte no Brasil: desafios e perspectivas. 1a. ed. São Paulo: Icone Editora, 2012.
BENSON, J. K. The Interorganizational Network as a Political Economy. Administrative Science Quarterly, v. 20, n. 2, p. 229, jun. 1975.
BETTENCOURT, M. P. DA L.; CIANCONI, R. DE B. Produção e Compartilhamento do Conhecimento Nuclear: um estudo de caso no instituto de engenharia nuclear da comissão nacional de energia nuclear (IEN/CNEN). Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 2, p. 175–187, 2012.
CARELLI, F. G. et al. O Perfil dos Presidentes das Federações Olímpicas Mineiras. Revista Univiçosa, v. 8, n. 1, p. 628–635, 2016.
CHELLADURAI, P. Multidimensionality and Multiple Perspectives of Organizational Effectiveness. Journal of Sport Management, v. 1, n. 1, p. 37–47, 1987.
_____________ Managing organizations for sport and physical activity: a systems perspective / Packianathan Chelladurai. 4a. ed. Arizona: Holcomb Hathaway, Publishers, Inc., 2014.
CHOO, C. W. A Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: senac, 2003.
DRUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1999.
FLYVBJERG, B.; BUDZIER, A.; STEWART, A. The Oxford Olympics Study 2016: Cost and Cost Overrun at the Games. Oxford: [s.n.].
GIRGINOV, V. Management of Sports Development as an Emerging Field and Profession. In: Management of Sports Development. 1a. ed. Burlington: Elsevier Ltd., 2008. p. 3–37.
GIRGINOV, V.; TOOHEY, K.; WILLEM, A. Creating and leveraging knowledge to promote sport participation: the role of public governing bodies of sport. European Sport Management Quarterly, v. 15, n. 5, p. 555–578, 2015.
GOLDMAN, A. I. Epistemology and cognition. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1986.
HALBWIRTH, S.; TOOHEY, K. The Olympic Games and knowledge management: A
HOULIHAN, B. Public Sector Sport Policy. International Review for the Sociology of Sport, v. 40, p. 163–185, 2005.
HOULIHAN, B.; GREEN, M. Comparative Elite Sport Development. [s.l.] Elsevier Ltd., 2008.
JABLIN, F. M.; SIAS, P. M. Communication Competence. In: The New Handbook of Organizational Communication: advances in theory, research, and methods. Tousand Oaks: SAGE Publications, Inc., 2001. p. 819–864.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4a. ed. São Paulo: summus editorial, 2003.
_____________ Percursos paradigmáticos e avanços epistemológicos nos estudos da comunicação organizacional. In: Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 63–89.
_____________ A comunicação nas organizações: dos fluxos lineares às dimensões humana e estratégica. In: Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: summus editorial, 2016. p. 392 p.
MARCHIORI, M. R. As interconexões entre cultura organizacional e comunicação. In: Comunicação Organizacional. São Paulo: [s.n.]. p. 293–320.
MATTAR, M. F. Gestão de clubes de futebol. In: Gestão do Esporte no Brasil: Desafios e Perspectivas. São Paulo: Ícone Editora Ltda, 2012. p. 119–137.
MEIRA, T. DE B.; BASTOS, F. DA C. Governança, organização e estrutura de políticas para o esporte. In: Esporte de alto rendimento: fatores críticos de sucesso - gestão - identificação de talentos. 1a. ed. São Paulo: Phorte editora, 2016. p. 99–128.
MINTZBERG, H. Estrutura e Dinâmica das Organizações. 4a. ed. Alfragide: Dom Quixote, 2010.
MISENER, K.; DOHERTY, A. Understanding capacity through the processes and outcomes of interorganizational relationships in nonprofit community sport organizations. Sport Management Review, v. 16, n. 2, p. 135–147, 2013.
NERY, L. C. P. et al. Gestão do Conhecimento e os Fatores de Inovação Organizacional na Gestão do Esporte Baseado no Fluxo de Conhecimento: uma Revisão Sistemática. Brazilian Journal of Information Studies, v. 12, n. 3, p. 64–85, 2018.
NONAKA, I. A empresa criadora do conhecimento. In: Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. p. 39–53.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge-creating company. New York: Oxford University Press, 1995.
_____________ Criação de conhecimento na empresa. 14a. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
_____________ Teoria da criação do conhecimento organizacional. In: Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. p. 54–90.
PARENT, M. M.; MACDONALD, D.; GOULET, G. The theory and practice of knowledge management and transfer: The case of the Olympic Games. Sport Management Review, v. 17, n. 2, p. 205–218, 2014.
PARK, S. H. Managing an Interorganizational Network: A Framework of the Institutional Mechanism for Network Control. Organization Studies, v. 17, n. 5, p. 795–824, 1 jan.
PEDROSO, C. A. M. DE Q. et al. Perfil do gestor desportivo das federações olímpicas do Estado de Pernambuco. efdeportes.com, v. 145, n. 15, p. 1, 2010.
PHILIPS, M.; DUNCOMBE, R. Knowledge Management And Transfer In 2010 Vancouver Olympic Winter Games. American Journal of Engineering and Technology Research, v. 16, n. 1, p. 78–85, 2016.
PIRES, G. M. V. DA S.; LOPES, J. P. S. DE R. Conceito de Gestão do Desporto. Novos desafios, diferentes soluções. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 1, n. 1, p. 88–103, 2001.
PITTS, B.; DANYLCHUK, K.; QUARTERMAN, J. A Content Analysis of the European Sport Management Quarterly and its Predecessor the European Journal for Sport Management: 1984-2012. Sport Managemnt International Journal, v. 10, n. 2, p. 45–72, 2014.
PITTS, B. G. Sport Management at the Millennium: A Defining Moment. Journal of Sport Management, v. 15, p. 1–9, 2001. POLANYI, M. The Tacit Dimension. New York: Doubleday, 1966.
POWELL, W. W.; KOPUT, K. W.; SMITH-DOERR, L. Interorganizational Collaboration and the Locus of Innovation: Networks of Learning in Biotechnology Author ( s ): Walter W . Powell , Kenneth W . Koput and Laurel Smith-Doerr Published by: Sage Publications , Inc . on behalf of the Johnson Graduate Sch. Administrative Science Quarterly, v. 41, n. 1, p. 116–145, 1996.
QUATMAN, C.; CHELLADURAI, P. The Social Construction of Knowledge in the Field of Sport Management: A Social Network Perspective. Journal of Sport Management, v. 22, n. 6, p. 651–676, 2008.
QUINAUD, R. T.; MILISTETD, M.; NASCIMENTO, J. V. DO. Situações de aprendizagem profissional no ambiente de trabalho de gestores de federações esportivas catarinenses. Journal of Physical Education, v. 29, n. 1, 2018. REBOUÇAS, N. A comunicação como agente de transformação do ambiente empresarial. In: A comunicação como fator de humanização das organizações. 1. ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010. p. 185–201.
RODRIGUES, R. P. et al. Gestão da Política Intersetorial: contribuições do PELC. In: Cadernos interativos – elementos para o desenvolvimento de polı́ticas, programas e projetos intersetoriais, enfatizando a relação lazer, escola e processo educativo. 1. ed. Brasília - DF: Gráfica e Editora Ideal, 2011. p. 24 p.
SCHONS, C. H. Um estudo do processo de criação do conhecimento nas pequenas empresas de base tecnológica quando do desenvolvimento de novos produtos. [s.l.] Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
SCOTT, D. Contemporary Leadership in Sport Organizations. Champaign: Human Kinetics, 2014.
SLACK, T.; PARENT, M. M. Understanding Sport Organizations. 2a. ed. Champaign: Human Kinetics, 2006.
TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Criação e Dialética do Conhecimento. In: Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. p. 17–38.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 6a ed. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
VAN GILS, M. R. Interorganizational Networks. In: Handbook of Work and Organizational Psychology Volume 4: Organizational Psychology. 2nd ed. ed. Hove: Psychology Press, 1998. p. 89–111.
VEAL, A. J.; DARCY, S. Research Methods in Sport Studies and Sport Management: A Practical Guide. New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2014.
WEMMER, F.; EMRICH, E.; KOENIGSTORFER, J. The impact of coopetition-based open innovation on performance in nonprofit sports clubs. European Sport Management Quarterly, v. 16, n. 3, p. 341–363, 2016.