Criação e Determinação da Validade de uma Bateria de Teste para Coordenação Motora em Crianças com Autismo
Por Estélio H. M. Dantas (Autor), Moisés Simão Santa Rosa de Sousa (Autor), Darlan Tavares dos Santos (Autor), Divaldo Martins de Souza (Autor), Fabrizio di Masi (Autor), Carlos Eduardo Lima Monteiro (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi criar e determinar uma bateria de avaliação da coordenação motora em crianças com transtorno do espectro autista – BACMA. Este estudo é descritivo, transversal e exploratório para verificação da validade de conteúdo e de aparência do BACMA, por meio da metodologia Delphi, com consulta a um quadro de especialistas no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Os critérios de inclusão foram profissionais da área da saúde e educação formados, atuantes, mais de dois anos de experiência no atendimento de crianças com TEA e, como critério de exclusão, respostas incompletas e a não continuidade dos respondentes nas rodadas do Delphi. O quadro de especialistas foi constituído inicialmente por 23 profissionais (01 psicologia, 03 pedagogia, 05 fisioterapia e 14 educação física), todos com atuação relacionada a crianças com TEA. A versão final do BACMA é composta por quatro testes que se destinam a avaliar as habilidades motoras fundamentais: locomoção, manipulação, equilíbrio e salto, conforme o link https://bit.ly/bacmaresultado. Por fim o procedimento que determina a objetividade, alcançou um índice de concordância de 100% na quarta rodada, com um coeficiente ∝ de Cronbach= 0,99, o que indica uma confiabilidade estatisticamente elevada.