Resumo

A partir da constatação, que as atividades lúdicas da cultura infantil, são praticamente desprezadas pela escola, sentimos a necessidade de realizar uma pesquisa etnográfica, de cunho exploratório, numa abordagem qualitativa, objetivando observar, transcrever, compreender, analisar, cinqüenta jogos e brincadeiras das comunidades dos Ingleses, Costeira do Pirajubaé e Sapé, na perspectiva de sugeri-los como recursos para as aulas de Educação Física nas primeiras séries do Ensino Fundamental. O referencial teórico traz elementos na tentativa de compreender este fenômeno característico da vida infantil e, nesta direção, o estudo bibliográfico foi composto por três subcapítulos inter-relacionados: o lúdico e sua contextualização histórica; o lúdico no desenvolvimento infantil: teorias e classificações; o lúdico e sua implicações pedagógicas: qualidades físicas, cognitivas, sócio-afetivas e psicomotoras. Através da transcrição dos jogos observados em fichas elaboradas a partir do modelo de Souza (1991), realizou-se uma análise das qualidades desenvolvidas, que, associadas ao referencial teórico que subsidiou este estudo, possibilitaram vislumbrar e sugerir estas atividades em propostas pedagógicas da Educação Física, nas primeiras séries do ensino fundamental, considerando o seu valor pedagógico e o significado destas atividades na vida da criança. É necessário salientar, que não se idealizou aqui, uma tentativa de confronto entre cultura popular versus cultura formal, mas sim, uma proposta de conciliação destes dois pólos do conhecimento, fundamentais para o desenvolvimento da criança, enquanto ser humano com características e cultura própria.

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