Resumo

A brinquedoteca, um espaço permeado de estímulos, visa o brincar espontâneo e interacional. Sua implicação educacional é a ludicidade, que provoca reflexos nas necessidades afetivas da criança, perpassando pela formação identitária dela. Remetendo esta postura a crianças com baixa visão, vale salientar o perceber deste público na brinquedoteca, (re) significando o seu corpo em uma experiência perceptiva. Neste estudo, objetivamos perscrutar o perceber da criança com baixa visão em uma brinquedoteca e ainda, registrar e elencar o uso das vias sensoriais exploradas e as experiências perceptivas na brincadeira. Foram observadas crianças com baixa visão adquirida em oficinas de brincadeiras ofertadas em uma brinquedoteca escolar. Concluímos que o brincar em uma brinquedoteca promove o perceber de crianças com baixa visão, favorecendo o aprendizado à luz da fenomenologia da percepção, sob a premissa de que a ludicidade é um componente de desenvolvimento no contexto educacional.

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