Crianças, Infância e Escolarização: Tessituras na Transição da Educação Infantil Para o Ensino Fundamental de Nove Anos
Por Marciel Barcelos (Autor), Wagner dos Santos (Autor), Amarílio Ferreira Neto (Autor).
Em Motrivivência v. 27, n 45, 2015. Da página 84 a 101
Resumo
O presente artigo busca compreender as concepções de crianças, infância e escolarização dos praticantes dos cotidianos (professores com formação em Educação Física, professora regente com formação em Pedagogia e coordenador de turno com formação em Educação Física da EMEF “Espírito Santo”). Para tanto, caracterizou-se como um estudo de caso etnográfico e utilizou, como fontes, narrativas produzidas por meio de registros de campo, entrevista e grupos de conversa. Os dados evidenciam a criação de estratégias para incorporar nas crianças culturas escolares. Esse caminho é produzido pelas experiências dos autores cotidianos em produzir momentos que articulem as práticas culturais das crianças com as intencionalidades do Ensino Fundamental de nove anos.