Resumo

Este estudo é o resultado de uma investigação na linha de pesquisa sobre lazer e sociedade do Programa do Doutorado Interdisciplinar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tratase de uma pesquisa com observação participante numa abordagem qualitativa, realizada com um grupo de crianças de quatro escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Participaram do estudo crianças matriculadas na Educação Infantil, com faixa etária de 4-5 anos, e das séries iniciais do Ensino fundamental, com faixa etária de 8-9 anos. A pesquisa realizou-se no espaço temporal do segundo semestre do ano de 2014, quando as crianças, com suas respectivas escolas, foram conhecer, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, os museus: Espaço do Conhecimento UFMG e Memorial Minas Gerais Vale. O objeto de estudo da pesquisa encontra-se na singularidade das experiências de lazer das crianças, a partir do entrelaçamento escola e museus num diálogo que se deu em três momentos: antes, durante e depois delas conhecerem os museus. O recorte da pesquisa teve como foco as experiências das crianças observadas nos diferentes espaços e tempos das escolas e museus da cidade de Belo Horizonte que compõe a Rede Internacional e Brasileira das Cidades Educadoras. As questões levantadas como problema da pesquisa foram: Que linguagens são acionadas pelas crianças no ato de viver e de relatar suas experiências de lazer nos espaços entrelaçados da escola e museu? Que sentidos e significados são atribuídos a essas experiências? Essas experiências podem se configurar como lazer da criança? A pesquisa teve como objetivo central ampliar o debate sobre o lazer da criança e sua interdependência com a escola, museu, cultura lúdica e os processos educativos. Para esse fim, foram considerados os projetos: Educando a Cidade para Educar e o Programa Escola Integrada (PEI) da Secretaria Municipal de Educação, (SMED).

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