Crianças e Televisão: o Que Elas Pensam Sobre o Que Aprendem com a Tevê
Por Camila Duarte (Autor), Migliora Leite (Autor), Rita Rosália (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED v. 11, n 33, 2006. Da página 497 a 510
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em 2004, que teve como objetivo descrever e compreender as relações que as crianças estabelecem com a televisão, pelo ponto de vista delas. O estudo teve como suporte empírico textos escritos por mais de quatrocentas crianças da Região Sudeste, com idades entre 8 e 12 anos, nos quais elas expressam o que pensam sobre o que vêem na tevê. Os procedimentos analíticos dos textos das crianças foram estruturados a partir de eixos temáticos extraídos deles. Este artigo privilegia o tema "o que as crianças pensam sobre o que aprendem com a tevê".