Resumo

O presente estudo teve por objetivos analisar as influências da utilização de métodos criativos de ensino, no processo de criatividade, operacionalizada, neste trabalho, como o uso diversificado de materiais e locais para a realização de jogos e movimentos, no nível de participação psico-físico-social e nas opiniões dos alunos sobre as aulas de Educação Física, com a finalidade de propor um modelo de aulas para o ensino do 1º Grau, que objetivam o desenvolvimento deste processo. Tomaram parte, nesta pesquisa, 85 alunos pertencentes às quartas séries do Colégio Estadual Professora Margarida Lopes, Camobi, RS. Os alunos da quarta série A pertencem ao grupo que desenvolveu aulas com métodos criativos de ensino, e as quartas séries B e C aos grupos de controle, que desenvolveram suas aulas com métodos tradicionais de ensino da Educação Física, sendo que, a escolha da classe que seria o grupo experimental foi aleatória. As aulas, visando o desenvolvimento intencional da criatividade, basearam-se no processo criativo de solução de problemas, objetivando, como produto, a criatividade expressiva e produtiva em um sentido pedagógico, independente de ser do conhecimento dos outros. Os dados foram obtidos através de instrumentos elaborados para o presente estudo, que foram: protocolo de observação de aulas, ficha de observação do nível de participação psico-físico-social, entrevistas Inicial e Final, pós-teste de utilização multifuncional de locais e materiais e questionário dos observadores. Os resultados foram analisados quantitativamente através da médias, freqüências e proporções e, qualitativamente, através de procedimento hermenêutico, a análise de conteúdo. Através da análise dos resultados, é válido supor-se que a utilização de métodos criativos no desenvolvimento de temas relacionados com alterações das regras dos jogos, utilização multifuncionais de locais e materiais em oito aulas de Educação Física, permitiu ao grupo experimental um crescimento no processo criativo, evidenciado através de um uso mais diversificado de materiais e locais para a realização de jogos e movimentos, por parte deste grupo, comparado com os grupos que tiveram aulas pelos métodos tradicionais. Os resultados permitiram, também, supor que a utilização de métodos criativos de ensino facilita a emergência de comportamentos de elevado nível de integração psico-físico-social, que demonstravam alegria, satisfação, entusiasmo e cooperação. Constatou-se, também, que após a experiência surgiram, nas manifestações dos alunos, novos enfoques a respeito de forma, conteúdos e objetivos da Educação Física nas escolas, não deixando-se de mencionar as possibilidades de transferência do aprendido em aulas para situações extraclasse. Com base nos resultados, sugeriu-se novas pesquisas para maior abrangência do estudo, considerando-se o grande valor pedagógico do desenvolvimento da criatividade, através de métodos criativos de ensino. A grande importância deste estudo foi proporcionar um modelo de aulas com novos objetivos, conteúdos e métodos que venham a contribuir para a melhoria do ensino e fundamentos para uma revisão dos currículos de Educação Física.

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