Critérios de Classificação do Nanismo Para Competições de Alto Rendimento: Observações Sobre os Jogos Paraolímpicos de Atenas - 2004
Por Leonardo José Mataruna dos Santos (Autor), Ciro Winckler de Oliveira Filho (Autor), José Júlio Gavião de Almeida (Autor), Luciana de Oliveira Barro (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente estudo é uma síntese da tese de doutoramento em atividade motora adaptada do autor que versa sobre a classificação e orientação esportiva para pessoas com deficiência do crescimento. Metodologia: esta investigação reuniu através da Análise Documental os diferentes critérios que ditam as formas classificatórias de pessoas com nanismo para a participação nos Jogos Olímpicos (halterofilismo) e Paraolímpicos (natação, halterofilismo, atletismo), Anãolimpíadas (basquetebol e futebol) e Jogos Mundiais de Anões (reúne os esportes das competições citadas além da bocha, badminton, hóquei, tênis de mesa e voleibol) com a observação de campo, registrada em diário de provas dos Jogos Paraolímpicos de Atenas - 2004 (JPA). Discutiu-se a reformulação dos itens de classificação e apontou-se uma nova propos t a q u e pe rmita uma competição mais equilibrada entre cat egorias. Resultados: encontrou-se que todas as instituições que regulam o esporte para anões utilizam apenas um único indicador de classificação que é a estatura. Entretanto todas possuem diferentes números limítrofes que determinam o nível de elegibilidade, não havendo um consenso. Nenhuma organização esportiva considera o grau da deficiência de crescimento, tipologia clínica ou quadro patológico. Conclusões: Faz-se necessária a discussão de critérios de inclusão entre as instituições que regem ou que oportunizam o esporte para anões pois como observado, nos JPA, as pessoas com nanismo acondroplásico tinham mais vantagens nas provas de natação em relação as com nanismo hipofisário que tiveram melhor desempenho nas provas de campo do atletismo; ainda que, pessoas com nanismo em geral tiveram melhores resultados que as demais deficiências que competem em conjunto no halterofilismo.