Resumo

Pesquisadores do campo da Comunicação percebem uma fragilidade no que se refere a teorias e procedimentos sobre crítica de mídia, especialmente a de produtos jornalísticos, que tem caráter esporádico e escassa discussão sobre critérios e valores. Com base neste cenário, esta pesquisa elege como objeto de estudo a crítica de mídia noticiosa e seus critérios, orientando-se por dois objetivos: (1) identificar critérios subentendidos nas impressões críticas da sociedade sobre as práticas e os processos jornalísticos e (2) fazer exercícios de crítica de mídia noticiosa, buscando observar problemas nas notícias analisadas, inferir e sistematizar critérios técnicos para se fazer a crítica. A crítica aqui proposta fundamenta-se na perspectiva dos Estudos Culturais, abordagem teórica que considera o jornalismo uma prática cultural por envolver sentidos entre produtores, receptores e notícias. Toma-se como objeto empírico o acontecimento jornalístico que ficou conhecido como a polêmica do livro didático, ocorrida no Brasil em maio de 2011, composto de dois corpora: (a) a repercussão crítica sobre as notícias, reunidas no dossiê Por Uma Vida Melhor, organizado pela ONG Ação Educativa, e (b) as próprias notícias sobre o livro publicadas no Portal IG, veículo que originou a polêmica

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