Resumo

O presente trabalho discorre sobre as relações e nexos entre o Neoliberalismo e o Multicultu-ralismo Crítico e seus efeitos no trabalho pedagógico do professor de Educação Física. O es-tudo sobre a influência neoliberal e construtivista na educação será discutida particularmente a partir da análise sobre a produção de conhecimento do Multiculturalismo Crítico na Educação Física. É necessário aprofundar os estudos sobre o Multiculturalismo Crítico a fim de expor sua essência, suas relações e nexos com o Construtivismo, pois a partir das primeiras aproximações ao objeto reconhecemos que o multiculturalismo, apesar de sua forma progres-sista, desvaloriza o conhecimento objetivo e científico, expressando uma qualidade das teorias educacionais e pedagógicas sob o lema “aprender a aprender”. Destarte, a elaboração desse estudo é baseada no materialismo histórico dialético, limitamos nossas fontes bibliográficas às teses, dissertações, livros e artigos, aos quais submetemos ao fichamento e análise de conteú-do, enfatizando a concepção de educação escolar, currículo e trabalho pedagógico. A sistema-tização dos resultados aconteceu a partir da exposição das contradições das argumentações sobre as concepções de educação escolar, currículo e trabalho pedagógico contidas nas obras analisadas. Após a análise de obras essenciais a essa perspectiva teórica podemos afirmar que essa abordagem se alinha com a filosofia Idealista Subjetiva, pois trata a ideia, o espírito como o condicionante para a matéria. Como consequência, o multiculturalismo crítico advoga, junto a pós-modernidade, que não podemos mais confiar em projetos de sociedade, projetos históricos, que não existe verdade e que a realidade é condicionada pelas representações que cada individuo ou grupo cultural possa fazer dela. Sua característica essencial, que desmascara o discurso de ser uma abordagem ao lado dos desprivilegiados, que pretende formar uma sociedade mais justa e democrática, é a opção por um projeto histórico capitalista.

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