Resumo

O presente estudo parte da contextualização do corpo conforme inserido no processo de constituição da educação física brasileira para, em seguida, tematizar duas abordagens representativas da educação física escolar com traços de mecanização corporal: a desenvolvimentista e a da psicomotricidade. Esse passo é sucedido pelo recurso à obra tardia de Foucault para buscar, neste autor, particularmente no tema do cuidado de si, parâmetros para examinar em que medida esse recurso, associado ao tema da consciência corporal, possibilita ir além dos limites de tais abordagens. Para isso trataremos de vincular o conceito de cuidado de si, mediante suas dimensões e características, ao corpo e, ainda, exploraremos a relação de tal conceito com o tema da estética da existência. Procuraremos mostrar que o cuidado de si foucaultiano pode ser aproximado ao âmbito da educação física escolar mediante o conceito de consciência corporal. Buscaremos indicar também como, por esse meio, é possível indicar perspectivas para além dos traços mecanicistas do corpo na educação física escolar, apresentados por tais abordagens. E neste âmbito, ir além de tais traços, como meio de buscar um processo formativo significativo aos sujeitos. A hipótese adotada no trabalho é a de que a concepção foucaultiana do cuidado de si possibilita tanto ir além dos limites das abordagens com traços mecanicistas do corpo na educação física escolar quanto vincular o tema da consciência corporal para conceber a educação física escolar numa perspectiva não mecanicista.

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