Cuidados paliativos nas instituições de ensino superior: um desafio promissor
Por Luciana Colares Maia (Autor), Alexandre Ernesto Silva (Autor), Lorena Caldeira de Melo (Autor), Maria Izabel dos Santos (Autor), Pâmela Carvalho Pupo (Autor).
Resumo
O novo perfil epidemiológico da população brasileira exige mudanças nos currículos das Instituições de Ensino Superior no que diz respeito ao processo de formação de profissionais médicos. O estudo teve como objetivo investigar o ensino de cuidados paliativos nas escolas médicas brasileiras. Foi norteado pela questão de pesquisa: Qual a situação atual do ensino de cuidados paliativos nas escolas médicas de todo o Brasil? As buscas foram realizadas nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings: Palliative care; Educação Médica e Doenças. Como critérios de inclusão, foram escolhidas publicações em inglês, português e espanhol, em artigos com disponibilidade de texto completo e acesso gratuito às bases de dados pesquisadas. Resultados: foram identificadas 55 publicações no período 2016-2021, das quais apenas 25 documentos atenderam aos critérios de inclusão. O tema cuidados paliativos surge como um incentivo educativo capaz de promover discussões essenciais e surpreendentes ao longo da graduação e fornecer estratégias educativas que possam oportunizar o aprimoramento de habilidades e competências baseadas em modelos integrais centrados na pessoa. Isso exige uma demanda por formação nesta temática como uma abordagem multidisciplinar que prepare a equipe para lidar com pacientes portadores de doenças crônicas incuráveis e de infinitude ameaçadoras à vida.