Editora Casa da Educação Física. Brasil 2018. 324 páginas.

Sobre

O título do livro adota o lema do XVII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, transcrito de uma encíclica do Papa Francisco. Reflete o estado de inquietude em que vivemos, e chama a atenção para a inaceitável atitude de alheamento da comunidade académica em relação à situação. As entidades do ensino superior são instituições intelectuais; logo não é compreensível o abismo do pasmo, da indiferença, da demissão e do conformismo para o qual se deixaram arrastar. Quem, mais apropriadamente do que elas e os seus docentes, pode e deve formular, divulgar e adotar posições sobre esta era crepuscular e sobre o futuro desejável?

A resposta é óbvia. Porém, reina um silêncio sepulcral sobre o assunto. Os académicos fogem dele como o diabo foge da cruz; preferem temas do senso comum, impostos pelos diversos tipos de predadores da natureza e da sociedade. É igualmente a esta ‘lógica’ que se sujeitam a criação e a estruturação de cursos, e as linhas de pesquisa na moda, patrocinadas e valoradas pelos organismos de controlo e financiamento. Isto vale para o ensino superior como um todo, e também para a Educação Física e Desporto.

Nesta conformidade, os editores pediram a um alargado grupo de especialistas da área uma reflexão portadora do olhar peculiar do campo em que trabalham, subordinada à problemática do congresso. O resultado está expresso nos textos do livro. Compete ao leitor extrair as devidas ilações.

Arquivo