Cultura Corporal do Movimento, Educação Física e Esporte na Escola
Por Adroaldo Cezar Araujo Gaya (Autor), Lisiane Torres (Autor), Anelise Reis Gaya (Autor).
Em XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução
Reivindicar a demarcação das fronteiras da cultura corporal do movimento (CCM) como um espaço próprio para as manifestações da corporalidade constitui o principal objetivo deste ensaio. A CCM é compreendida como um campo de estudos para investigação, a expressão, o ensino-aprendizagem, a promoção de conhecimentos e de discursos sobre as múltiplas manifestações e expressões da corporalidade humana. A CCM é o espaço onde uma variedade de tecnologias corporais ganha sentidos e significados simbólicos e existenciais. É o lugar do esporte, da dança, da ginástica, do teatro, do circo, das terapias corporais, etc. Discorrer sobre o esporte como manifestação da CCM é nosso segundo objetivo. Afirmar sua relevância, seu papel cultural e social ao longo da história constitui argumento relevante para sua pluralidade de sentidos e formas.