Resumo

O presente estudo se situa no campo problemático do trabalho, da educação e do lazer e possui como objeto a cultura corporal e a educação escolar na prática social do MST. A partir do seguinte problema investigativo: "Quais os conteúdos e os fundamentos da cultura corporal no âmbito do lazer, seus nexos, relações e contradições com o trabalho e a educação, suas possibilidades formativas e perspectivas emancipatórias em Projetos Políticos Pedagógicos educacionais e culturais em áreas de reforma agrária?", defendeu-se a tese de que existem elementos estruturantes da cultura corporal no âmbito do lazer os quais são determinados em última instância pelo modo de produção da vida no campo, bem como, na defesa da mediação da escola e do trabalho escolar na apropriação de um conjunto de conhecimentos acerca da cultura corporal os quais perspectivem com a emancipação humana enquanto fundamentais para a vivência do tempo livre para além da lógica do capital. O objetivo central da pesquisa foi apreender as possibilidades formativas e as perspectivas emancipatórias da cultura corporal no âmbito do lazer em Projetos Políticos Pedagógicos da educação e da cultura em áreas de reforma agrária do campo brasileiro, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: a) evidenciar a acepção marxista da categoria modo de produção da existência humana e seus complexos constitutivos em busca da compreensão da questão agrária; b) Identificar os determinantes históricos e ontológicos do lazer e suas possibilidades emancipatórias nos marcos da ordem burguesa, em especial, no campo brasileiro; e c) Investigar os fundamentos pedagógicos da cultura corporal na educação escolar do MST e seus nexos constitutivos com o trabalho e o tempo livre em áreas de reforma agrária. Com o desenvolvimento da pesquisa a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, quatro momentos se espiralaram e se entrecruzaram para a realização da tese, os quais podem ser caracterizados como os instrumentos de pensamento e de pesquisa: dados de conjuntura e estrutura; referências bibliográficas e produções do conhecimento; documentos e entrevistas estruturadas. Assim, nos foi possível confirmar as hipóteses de que 1) A função social da terra e sua ocupação econômica, a partir do modo de produção da vida no campo e da relação do ser humano com a terra, determinam em última instância as atividades da esfera educacional e cultural, dentre as quais as atividades da cultura corporal no âmbito do lazer; 2) O trabalho educativo escolar, em sua função de mediação na prática social global de transmissão do saber elaborado, trás determinações para os fundamentos da cultura corporal no âmbito do lazer no campo, em especial, as que expressem o conteúdo ético-valorativo da emancipação humana e; 3) As possibilidades formativas e as perspectivas emancipatórias da cultura corporal no âmbito do lazer no campo estão localizados em Projetos Políticos Pedagógicos da educação e da cultura em áreas de reforma agrária, as quais resultam da luta dos povos do campo pela conquista da terra, sua função social coletiva e a superação da ordem do capital organizar a vida. Concluímos afirmando a necessidade do desenvolvimento do trabalho educativo escolar do MST e do conjunto da classe trabalhadora estar pautado na pedagogia histórico-crítica como forma de possibilitar a formação plena de conteúdos incluído o conhecimento da cultura corporal em cada indivíduo singular de modo que estes possam usufruir do conjunto de produções materiais e imateriais produzido coletivamente pelos homens, sobretudo no tempo livre e de lazer.

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