Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a cultura corporal presente no currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para atingir tal objetivo, dialogou-se com autores como Daolio, Neira e Silva, no que concerne à cultura corporal presente no currículo de formação do educador físico e na sua prática. Dessa forma, os percursos percorridos permitiram a formulação dos questionamentos que serviram de ponto de partida para a presente investigação: como a cultura corporal se faz presente na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Educação física da Universidade Federal do Ceará? Nesse contexto, foram investigadas a concepção de corpo e as práticas pedagógicas presentes nos currículos do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa de caráter exploratório. A pesquisa exploratória objetiva, principalmente, o desenvolvimento, o esclarecimento e a modificação de conceitos e ideias, bem como a formulação de problemas mais bem definidos ou pressupostos pesquisáveis para estudos futuros. Os resultados deste estudo apontam para a construção de uma nova cultura corporal que leva os pedagogos, professores e gestores a repensarem a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida no curso de educação física. Isso significa levar em conta não apenas os aspectos instrumentais do processo de ensino-aprendizagem, mas, também, de que forma a subjetividade dos alunos se processa. Assim, a relação professor-aluno poderá ser trabalhada a partir do aprofundamento de temas que venham a esclarecer as possíveis limitações ou erros.

Referências

Arroyo, M.G. (2011). Currículo, território em disputa. Editora Vozes.

Brasil (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília.

Daolio, J. (2013). Da cultura do corpo (17ª ed.). Papirus Editora.

Dias, D.H., Alencar, D.L., e Nunes Filho, L.U. (2020). A percepção dos professores de Educação Física sobre o conteúdo lutas em suas aulas. Lecturas: Educación Física y Deportes, 24(265), 17-28. https://doi.org/10.46642/efd.v25i265.2039

Gil, A.C. (2012). Métodos e técnicas de pesquisa social (6ª ed.). Editora Atlas.

Gomes, F.C.L. (2018). Contribuições do estágio supervisionado para a formação da identidade docente de estudantes de educação física do IEFEs-UFC [Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Educação Física, Universidade Federal do Ceará]. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37314

González-Palomares, A., Táboas-Pais, M.I., e Rey-Cao, A. (2017). La cultura corporal em función del género: análisis de los libros de texto de educación física de secundaria publicados durante la ley orgánica de educación. Educación XXI, 20(1), 141-162. https://doi.org/10.5944/educxx1.13980

Goodson, I.F. (2011). Currículo: teoria e história (11ª ed.). Editora Vozes.

Referências

Arroyo, M.G. (2011). Currículo, território em disputa. Editora Vozes.

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Goodson, I.F. (2011). Currículo: teoria e história (11ª ed.). Editora Vozes.

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