Resumo

A proposta de investigação desse trabalho se apresenta com a seguinte indagação: Como tematizar as Práticas Corporais de Aventura considerando os eixos da cultura infantil nas aulas de Educação Física? O objetivo central é refletir sobre a prática pedagógica das Práticas Corporais de Aventura em articulação com os eixos da cultura da infância (ludicidade, reiteração, fantasia do real e interatividade), referenciados principalmente por Sarmento (2004). O plano metodológico da pesquisa tem base na abordagem qualitativa e inspirada na pesquisa-ação, tendo como técnicas de coleta de dados da pesquisa: uma matriz de observação com registro dos fatos vistos e ouvidos em diário de campo da pesquisadora, acompanhada do registro fotográfico e fílmico. A partir da análise dos dados, temos como reflexões: 1) a centralidade do processo não está no professor, e sim na criança, mas é fundamental que o professor domine a intencionalidade das ações para promover o ensino dos objetos de conhecimento. 2) Compreender que ludicidade, interatividade, reiteração e fantasia fazem parte de todas as ações da criança no decorrer das atividades auxilia o professor a refletir que a criança dará outras funções aos materiais utilizados nas aulas, bem como aos movimentos que ela utilizará para explorar o ambiente e que isso faz parte da sua leitura de mundo. 3) É preciso desenvolver uma sensibilidade para perceber quando é necessária a diretividade docente orientada pelo cuidar/educar e quando é preciso deixar a criança criar seu próprio momento, a fim de não cair numa dominação dos corpos e nem em um “desinvestimento pedagógico” disfarçado de brincadeiras inúteis

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