Resumo

O presente artigo tem a intenção de apresentar uma experiência de observação nas aulas de Educação Física (EF), ocorrida numa escola de rede pública estadual localizada na cidade de São Cristóvão (Sergipe, Brasil), procurando identificar conteúdos hegemônicos, de modo que se pôde chegar àquilo que denominamos como “Cultura do queimado e do futebol”, aqui entendidas como práticas hegemônicas observadas nas aulas de EF, analisando-as em relação às suas limitações e potencialidades quanto às experiências da cultura corporal de movimento nas aulas deste componente curricular para os anos finais do ensino fundamental. Analisamos criticamente esses dois conteúdos e identificamos como práticas escolares podem restringir as possibilidades de acesso, conhecimento e experiência prática no contexto formativo. A presente pesquisa demonstrou que apesar de perceber um movimento de ruptura com uma perspectiva de hegemonia esportiva, ainda é possível verificar a existência de aulas de EF que se limitam a determinadas práticas corporais, não oportunizando ao aluno a experimentação das diversas possibilidades da cultura corporal de movimento. Diante disso, como acadêmicas(os) em formação, temos o desafio de promovermos mudanças significativas nesta realidade que, por ser um construto cultural, é passível de modificações e ressignificações.

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Artigo

Publicado
2021-02-13
Como Citar
Rodrigues, J. H. S., Santos, L. A. B., Silva, B. B. e, & Mezzaroba, C. (2021). “Cultura do queimado e do futebol” nas aulas de Educação Física: análise de uma experiência. Lecturas: Educación Física Y Deportes, 25(273), 30-44. https://doi.org/10.46642/efd.v25i273.2576
Edição
v. 25 n. 273 (2021)
Secção
Artigos de pesquisa

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