Cultura indígena Kaingang e o cuidado ambiental abordagens nas aulas de Educação Física
Por Álvaro Luís Ávila da Cunha (Autor), Diego de Matos Noronha (Autor), Renata Colbeich da Silva (Autor), Tatiane Motta Da Costa e Silva (Autor), Adir Silveira (Autor).
Resumo
O estudo busca analisar as diferentes percepções das práticas pedagógicas de uma professora indígena e de uma professora não indígena, além de investigar as opiniões dos estudantes em relação à incorporação da cultura indígena Kaingang e da conscientização ambiental nas aulas de Educação Física. A metodologia adotada enfocou as experiências e narrativas de duas professoras atuantes em escolas indígenas, bem como envolveu a aplicação de questionários aos estudantes. Os resultados revelaram que a professora indígena introduz a cultura Kaingang por meio de atividades como jogos indígenas, o enfoque no meio ambiente é realizado através de trilhas e atividades relacionadas. Os estudantes enfatizaram a importância de incorporar a cultura indígena e a conscientização ambiental nas aulas. Assim, este estudo se propôs a trazer novas perspectivas às práticas pedagógicas, destacando a interação entre seres humanos e o ambiente natural como uma reflexão relevante para a Educação Física escolar.
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