Resumo

Neste estudo, propõe-se observar como um personagem importante no tempo presente pode ser utilizado como forma de agregar valor a produtos esportivos. A pesquisa é focada em um acontecimento que esteve em movimento no período de dezembro de 2022 a dezembro de 2023, envolvendo a contratação de um jogador de futebol uruguaio, pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, time gaúcho. A perspectiva adotada para investigar o estudo segue o viés do consumo de vestuário e da cultura material. O objetivo do estudo é identificar e apontar as relações estabelecidas pelo clube, através do marketing material, que potencializou as vendas de camisas do Grêmio durante o contrato do jogador uruguaio. Desde as especulações sobre sua contratação até o fim do seu contrato, diversos foram os produtos e preços comercializados pelo clube. Os novos processos na cultura contemporânea, ao serem destacados por Rubim (2007), apresentam a culturalização da mercadoria, onde é evidenciado "o crescente papel de componentes simbólicos na determinação do valor das mercadorias" (Rubim, 2007, p. 37). Com isso, as práticas de consumo dos torcedores gremistas foram sendo direcionadas através dos lançamentos dos novos produtos, e quando esses produtos eram esgotados pela torcida, o clube encontrava novas maneiras de suprir essa necessidade. Portanto, esse estudo observa o impacto de um personagem no comportamento de consumo dos torcedores do clube que ele representava.

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