Cultura negra, docência e Educação Física escolar: uma revisão integrativa no campo da Educação Física
Por Fabiano Bossle (Autor), Leandro Oliveira Rocha (Autor), Samuel Nascimento de Araújo (Autor), Márcio Cardoso Coelho (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 3, 2021.
Resumo
Este artigo se caracteriza como uma revisão integrativa que objetiva compreender como vem ocorrendo e qual o posicionamento das produções acadêmico científicas do campo da Educação Física de estrato Qualis/CAPES de A1 a B2 com relação à cultura negra e suas interfaces com a docência e a Educação Física escolar, foram encontrados 920 artigos em sete periódicos nacionais da área da Educação Física de estrato elevado. Obedecendo aos critérios de inclusão, foram selecionados 21 artigos. Inferiu-se que artigos com relação direta com as escolas, relatando as experiências didático-pedagógicas, estão contemplados de forma muito escassa nos periódicos de estratos Qualis/CAPES A1-B2 da Educação Física, isso também inclui temáticas relacionadas à cultura negra e à docência.