Resumo

Introdução: A herança tradicional coreográfica de cada país constitui-se como
fonte de cultura e de personalidade colectiva de todos os grupos sociais,
revelando-se como importante conhecimento histórico e antropológico das
sociedades modernas, e assumindo-se nas suas várias contextualizações,
educativa, lúdica, formativa e performativa.A natureza EDUCATIVA, SOCIAL
e ARTÍSTICA da Dança Tradicional, revela-se também como excelente meio
de integração social e mesmo reencaminhamento de atitudes desviantes da e
na sociedade, promovendo comportamentos de tolerância e aceitação da
diferença individual como uma mais valia. A nossa reflexão baseia-se e é
consequência de um percurso de 10 anos a intervir no âmbito da cultura
tradicional coreográfica com crianças entre os 6 e os 10 anos de idade em
escolas multiculturais. Integra-se, ainda, no âmbito do programa europeu MUSE, que tem como principal filosofia a educação artística, por acreditar que o
acesso às artes, às diferentes formas de estética, além de constituir um direito
inato de cada ser humano, revela-se excelente fonte de equilíbrio, tolerância,
partilha, cooperação e aceitação de si e do outro. Metodologia: Salientaremos
as boas práticas que a Dança Tradicional promove, contribuindo decididamente
para a diminuição e mesmo supressão de comportamentos de segregação,
exclusão, violência e agressividade em contextos educativos multiculturais, assim
como, a influência desta mesma forma de dança na formação artística e sóciocultural dos educandos. Avançaremos dos objectivos e conteúdos que
prosseguimos, ao modelo de organizacional das sessões e culminamos com a
avaliação à nossa intervenção, ou seja aspectos menos e mais conseguidos do
ensino da Cultura Tradicional Coreográfica / Dança Tradicional, em escolas
multiculturais portuguesas. Conclusões: Serão explanadas conclusões parcelares,
porém como conclusão geral da nossa reflexão podemos dizer que a Dança
Tradicional tem-se revelado, um óptimo elemento unificador entre diferentes
culturas e destas com a cultura vigente, a portuguesa, além de assumir elevado
valor formativo na educação de crianças portuguesas em contexto educativo
multicultural.

Acessar Arquivo