Resumo

As práticas corporais oriundas das culturas indígenas se mostram como possibilidade de ensino a ser abordado pelos docentes de Educação Física, visto que tem grande relevância histórica e cultural, dando condições de trabalhar novas linguagens corporal. Objetivo: O estudo teve como foco diagnosticar o nível de importância dado por professores de Educação Física em formação e formados para abordar as culturas indígenas nas aulas e observar as diferentes formas de se trabalhar este conteúdo. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, com a participação de dezesseis pessoas. O trabalho teve como instrumento de coleta de dados um questionário online construído pelos autores. Foram incluídos somente estudantes do curso de Educação Física Licenciatura e professores da disciplina em atuação na educação básica. Resultados: Dos participantes 93,8% alegaram como sendo importante trabalhar as culturas indígenas nas aulas e que a importância se deve por questões como: cultura, história, aprendizado de novos costumes, linguagens, etc.; 100% disseram que as culturas indígenas ainda são pouco trabalhadas nas escolas e que esse fator se deve por questões como a falta de políticas públicas, preferência por conteúdos mais difundidos, falta de importância dado pelos docentes, etc. Sobre as diferentes formas de se trabalhar esse conteúdo na escola, apresentaram como possibilidade o desenvolvimento de aulas que trabalhem os jogos e brincadeiras, esportes e danças indígenas, projetos que desenvolva o tema, utilizando ferramentas audiovisuais e confecções de ornamentos. Conclusão: Conforme o dialogo apresentado pelos professores em formação e formados em relação as culturas indígenas, conclui-se que este conteúdo é de grande importância, demonstrando as diversas possibilidades para desenvolvê-lo e que as culturas indígenas devem ser ainda mais abordadas nas aulas de Educação Física. 

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