Culturas Indígenas e a Educação Física Escolar
Por Felipe Marcelo da Silva Fontes Nazario (Autor), Luana do Prado Lira Fontes (Autor).
Resumo
As práticas corporais oriundas das culturas indígenas se mostram como possibilidade de ensino a ser abordado pelos docentes de Educação Física, visto que tem grande relevância histórica e cultural, dando condições de trabalhar novas linguagens corporal. Objetivo: O estudo teve como foco diagnosticar o nível de importância dado por professores de Educação Física em formação e formados para abordar as culturas indígenas nas aulas e observar as diferentes formas de se trabalhar este conteúdo. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, com a participação de dezesseis pessoas. O trabalho teve como instrumento de coleta de dados um questionário online construído pelos autores. Foram incluídos somente estudantes do curso de Educação Física Licenciatura e professores da disciplina em atuação na educação básica. Resultados: Dos participantes 93,8% alegaram como sendo importante trabalhar as culturas indígenas nas aulas e que a importância se deve por questões como: cultura, história, aprendizado de novos costumes, linguagens, etc.; 100% disseram que as culturas indígenas ainda são pouco trabalhadas nas escolas e que esse fator se deve por questões como a falta de políticas públicas, preferência por conteúdos mais difundidos, falta de importância dado pelos docentes, etc. Sobre as diferentes formas de se trabalhar esse conteúdo na escola, apresentaram como possibilidade o desenvolvimento de aulas que trabalhem os jogos e brincadeiras, esportes e danças indígenas, projetos que desenvolva o tema, utilizando ferramentas audiovisuais e confecções de ornamentos. Conclusão: Conforme o dialogo apresentado pelos professores em formação e formados em relação as culturas indígenas, conclui-se que este conteúdo é de grande importância, demonstrando as diversas possibilidades para desenvolvê-lo e que as culturas indígenas devem ser ainda mais abordadas nas aulas de Educação Física.