Curricularidade e Estágio Supervisionado Ii
Por Aridenes de Souza Soares (Autor), Rachel Nunes Solis Guimarães (Autor), Marina Ferreira de Souza Antunes (Autor), Vagner Matias do Prado (Autor), Leandro Resede (Autor), Tiago Soares Alves (Autor).
Em XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada na disciplina de Estagio Supervisionado II que tem como objetivo conhecer e refletir sobre a realidade educacional de uma Escola de Ensino Fundamental, por meio da obser - vação e registro sistemático das práticas vivenciadas no cotidiano da escola; acompanhar e experimentar a regência de aulas de Educação Física acompanhado de um professor da escola pública, além de refletir sobre os aspectos teórico-práticos e político-administrativos que interferem na prática pedagógica do professor de Educação Física. MÉTODO: A vivência foi realizada na Escola de Educação Básica – ESEBA, que atende alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, e conta com um corpo docente de 06 professores na área da Educação Física. A concepção de ensino e aprendizagem da escola ba - seia-se nas Competências Educacionais, Aprendizagem Sócio Crítica e Multiculturalismo Crítico e tem como pressupostos básicos de ensino a Síncrese – Análise – Síntese e a Reprodução – Modificação – Criação. RESUL - TADOS: A criação de uma Proposta Curricular para a Educação Física Escolar chamada Microcurricularidade que é mutável a cada ano, onde as diretrizes curriculares são elaboradas coletivamente, a partir do estudo da realidade que estabelece uma unidade identitária a este componente curricular. CONCLUSÃO: O currículo é necessário para organizar a disciplina na escola. É a partir do planejamento coletivo, e, por conseguinte, do trabalho coletivo que efetivamente conseguiremos intervir na realidade no intuito de transformá-la, através de nossa prática pedagógica (KUNZ,1994), contribuindo diretamente para a organização da Educação Física enquanto componente curricular.