Resumo

OBJETIVO:  Relatar a experiência vivenciada na disciplina de Estagio Supervisionado II que tem como objetivo  conhecer e refletir sobre a realidade educacional de uma Escola de Ensino Fundamental, por meio da obser - vação  e  registro  sistemático  das  práticas  vivenciadas  no  cotidiano  da  escola;  acompanhar  e  experimentar  a   regência de aulas de Educação Física acompanhado de um professor da escola pública, além de refletir sobre  os aspectos teórico-práticos e político-administrativos que interferem na prática pedagógica do professor de  Educação Física.  MÉTODO:  A vivência foi realizada na Escola de Educação Básica – ESEBA, que atende alunos  da  Educação  Infantil,  do  Ensino  Fundamental  e  da  Educação  de  Jovens  e  Adultos,  e  conta  com  um  corpo   docente de 06 professores na área da Educação Física. A concepção de ensino e aprendizagem da escola ba - seia-se nas Competências Educacionais, Aprendizagem Sócio Crítica e Multiculturalismo Crítico e tem como  pressupostos básicos de ensino a Síncrese – Análise – Síntese e a Reprodução – Modificação – Criação.  RESUL - TADOS:  A criação de uma Proposta Curricular para a Educação Física Escolar chamada Microcurricularidade  que é mutável a cada ano, onde as diretrizes curriculares são elaboradas coletivamente, a partir do estudo da  realidade que estabelece uma unidade identitária a este componente curricular.  CONCLUSÃO:  O currículo é  necessário para organizar a disciplina na escola. É a partir do planejamento coletivo, e, por conseguinte, do  trabalho coletivo que efetivamente conseguiremos intervir na realidade no intuito de transformá-la, através  de nossa prática pedagógica (KUNZ,1994), contribuindo diretamente para a organização da Educação Física  enquanto componente curricular.

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