Currículo crítico-libertador da educação física “COM” a educação infantil: construção coletiva de novos significados pela comunidade escolar
Por Emerson Santos da Silva (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Resumo
compreender como a comunidade escolar significa a prática político-pedagógica do currículo critico-libertador da Educação Física “COM” a Educação Infantil. Metodologia: Estruturou-se uma práxis libertadora freireana “COM” as crianças da Educação Infantil em uma escola localizada em um município da região nordeste do Estado de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa-ação colaborativo-crítica, sistematizada a partir de encontros formativos, que proporcionaram o diálogo e a reflexão constante “COM” a equipe gestora e professoras parceiras sobre a práxis da Educação Física libertadora. Resultados e discussão: Nesse cenário, considera-se que a pesquisa–ação mobilizou todas as participantes da investigação, que embora tenham mantido diversos posicionamentos conservadores sobre a função social da Educação Física na Educação Infantil, estiveram sempre dispostas a ouvir e participar dos diálogos. Conclusão: Constata-se que a pesquisa-ação crítica demanda um processo mais longo de construção, análise, desconstrução, ressignificação e tomada de consciência dos objetivos traçados, mas mesmo em um espaço de tempo reduzido, esse estudo de caráter participativo possibilitou a problematização sobre a invisibilidade do componente curricular no cotidiano escolar, propondo reflexões potentes que dialogam com uma escola democrática e intercultural.
Referências
BOSSLE, Fabiano. Algumas notas para a constituição de uma teoria pedagógica crítico-libertadora da Educação Física (Escolar): corpo do oprimido/corpo-consciente/onto-episteme. In: BOSSLE, Fabiano; PRODÓCIMO, Elaine; MALDONADO, Daniel Teixeira. Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023. p. 52-78.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno Cedes, v. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3NLKtc3KPprBBcvgLQbHv9s/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 dez. 2023.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1989.
FARIAS, Uirá de Siqueira. Por uma Educação Física Escolar “COM” a Educação Infantil: um autoestudo. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2021.
FARIAS, Uirá Siqueira; BONETTO, Pedro; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física Escolar na Área de Linguagens: Diálogos com a Educação Infantil. Metalinguagens, v. 6, n. 2, p. 49-66, 2020. Disponível em: https://metalinguagens.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/article/view/692. Acesso em: 23 dez. 2023.
FARIAS, Uirá Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; RODRIGUES, Graciele Massoli. A Educação Física Escolar “COM” a Educação Infantil: aproximações com Paulo Freire. Revista Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, SP, v. 6, n. 11, p. 51-66, 2021. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7685. Acesso em: 23 dez. 2023.
FRANCO, Maria. Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa em educação: a pesquisa-ação em diferentes feições colaborativas. São Paulo: Edições Loyola, 2018.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Inédito Viável. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 373-376.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, p. 71-83, mar. 2010. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/984. Acesso em: 28 dez. 2023.
MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física Escolar, pensamento freireano e pedagogia crítico-libertadora. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 39-59, jan./abr. 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71968. Acesso em: 07 jul. 2024.
MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA; Valdilene Aline. Linguagens na Educação Física Escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021.
MALDONADO, Daniel Teixeira; NEIRA, Marcos Garcia. Resistências e transgressões na prática política-pedagógica da Educação Física. Currículo sem Fronteiras, v. 22, e1866, 2022. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol22articles/maldonado-neira.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.
MALDONADO, Daniel Teixeira; PRODÓCIMO, Elaine. Por uma epistemologia crítico-libertadora da educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar – v. 3, p. 6-23, mar. 2022.
MALDONADO, Daniel Teixeira. Professores e Professoras de Educação Física Progressistas do Mundo, Uni-Vos!. Curitiba: Editora CRV, 2020.
NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 40, n. 3, p. 215-223, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/m5NJPS7PQnCCxZZtCsdjsqL/. Acesso em: 28 dez. 2023.
NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; FREIRE, Elisabete dos Santos. A construção coletiva de princípios epistemológicos, políticos da Educação Física Escolar Libertadora. Revista Educação Popular, Uberlândia, Edição Especial, p. 296-319, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69138. Acesso em: 28 dez. 2023.
OSOWSKI, Cecília Irene. Situações-limites. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 618-620.
SOARES, Carmen Lúcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; VARJAL, Elizabeth; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo Escolar e Justiça Social: o cavalo de troia da educação. Madrid: Ediciones Morata, 2011.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa – Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
VIEIRA, Luiz Renato Assunção. A constituição da identidade docente em Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: limites e possibilidades à luz da pedagogia freireana. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba-SP, 2020.