Currículo cultural, didática e ensino superior

Por João Pedro Goes Lopes (Autor),

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 4 . páginas 204 - 219

Resumo

O presente relato narra os acontecimentos em um curso de Licenciatura em Educação Física em uma instituição privada situada em Sorocaba, município do interior paulista. Participaram desta prática o professor titular da disciplina “Didática e Educação Física” à época e outro professor que realizava o chamado Programa de Estágio Docente (PED), que consistia em acompanhar as aulas, propor ideias, se envolver nos debates gerados em sala de aula e, como acordado no início da experiência, realizar os registros dos acontecimentos. O trabalho em conjunto se realizava em linhas cruzadas: de um ponto, estávamos focados no conteúdo relacionado ao tema do componente; de  outro, a aproximação de campos teóricos de forma ainda incipiente: a Educação Física, a perspectiva cultural do componente1 e a filosofia da diferença2 - o que fez com que o conceito de escrevivência atingisse um limiar de alta intensidade. Os eventos registrados aqui tiveram a duração de um semestre letivo do ensino superior.