Resumo

A homologação da BNCC, no ano de 2017, atribuiu a todas as redes de ensino a incumbência de reorganizarem seus respectivos currículos, conforme o contido em seu bojo. Deste modo, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo iniciou, já naquele ano, um movimento de construção curricular que culminou na elaboração e publicação do documento intitulado Currículo da Cidade. Como forma de apoiar a implementação deste novo currículo, foram elaboradas também as Orientações Didáticas do Currículo da Cidade, cujo objetivo era subsidiar os docentes nesse processo de alcance da melhoraria do aprendizado dos estudantes da rede paulistana. No que tange à participação dos estudantes nas aulas de Educação Física, a referida publicação aponta a presença de duas problemáticas comuns enfrentadas pelos docentes: o afastamento e a indisciplina. Como forma de superar tais problemas é sugerido aos professores a utilização dos métodos, Fútbol Callejero, Sport Education, e TPSR. Neste ponto se iniciou nosso problema de pesquisa, pois os três métodos apresentados contam com poucas fontes em língua portuguesa e as publicações municipais não apresentam, em seu interior, elementos suficientes para que os docentes consigam aplicá-los. Assim, realizamos uma pesquisa em duas partes, na primeira, buscamos realizar uma análise documental do Currículo da Cidade e dos métodos de ensino, tomando como base seus principais autores. No segundo momento, buscamos avaliar com base na opinião de 12 professores, a ocorrência do afastamento e da indisciplina, bem como o potencial das três propostas para a superação destas duas problemáticas. Os participantes da pesquisa responderam um questionário online, por meio do qual foi possível observar que o afastamento e a indisciplina são problemas presentes na rotina escolar, os quais aumentam conforme os estudantes avançam no ensino fundamental. Atentamos, ainda, que obstáculos como falta de material e estrutura física também assolam parte do trabalho docente dentre os pesquisados. Ressaltamos que mesmo após um ano da publicação dos documentos norteadores do currículo, grande parte dos professores ainda desconheciam totalmente os três métodos sugeridos pelas Orientações Didáticas do Currículo da Cidade. Após entrarem em contato, de forma introdutória, por meio de uma formação por nós proposta, os docentes afirmaram acreditar que os três métodos podem contribuir para o enfrentamento da indisciplina e do afastamento. Resultado que corrobora com as pesquisas internacionais, assim como, com as poucas pesquisas realizadas em nosso país

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