Resumo

Os cenários que ofertam iniciação ao futebol recebem milhões de jovens. Contudo, a iniciação aindaocorre de forma pouco sistematizada e organizada em se tratando de um percurso de formação.Objetivo:Analisara percepção de especialistas no futebol sobreelementos e possibilidades para uma matriz curricular na iniciaçãodo  futebol.Metodologia:Foram  ouvidos  por  meio  de  entrevista  semiestruturada  cinco  líderes  de  grupos  depesquisa  de  futebol,  registrados  no  Diretório  de  Grupos  de  Pesquisa  Lattes  CNPq.Resultados:Os  resultadosapontam  multiplicidade  de  possibilidades  para  a  matriz  curricular.  Os  pontos  convergentes  sinalizam  para  umcurrículo que pode ter objetivos amplos e específicos relacionados à formação humana e esportiva, contemplandoum conjunto deobjetivos e conteúdos, habilidades e/ou competências a serem desenvolvidos pelos treinadores.Consideração:Conclui-se que ensinar futebol na iniciação passa por um currículo, que deve se desenvolver visandoatingir objetivos de formação, os quais devem ser definidos para balizar a atuação dos treinadores (as).