Resumo

O objeto deste estudo refere-se às concepções de formação e atuação profissional (Brasil-Portugal) propostas nos cursos de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e no curso de Licenciatura em Ciências do Desporto (UÉ). Tendo como premissa o vínculo sociocultural e a ligação histórica da Educação Física estabelecida entre os países, o estudo investigou as possíveis relações de aproximação e/ou distanciamento apresentada nos currículos, assim como as perspectivas de formação propostas em cada um. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de abordagem qualitativa com base em documentos oficiais e de legislação em Portugal e no Brasil. A partir das relações entre as concepções e tendências dos currículos vigentes, os achados da pesquisa indicam que as entidades estudadas apresentam distanciamentos nas concepções de formação e atuação profissional, onde o currículo português assume o perfil mais técnico, composição sucinta, com período de duração inferior (3 anos) e voltado para as questões socioeconômicas; enquanto o currículo brasileiro revela características ligadas aos objetos socioculturais, pedagógicos e técnicos. Apesar das dissemelhanças identifica-se, contudo, traços comuns no âmbito da formação ampliada. As especificidades encontradas em ambos são fruto do arranjo social construído historicamente e das realidades socioeconômicas e culturais desses países.

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