Resumo
Estudo sobre o currículo de formação docente em Educação Física a partir da análise das práticas, do estágio e das atividades complementares. O objetivo principal consistiu em analisar como os componentes curriculares das práticas, do estágio e das atividades complementares têm sido interpretados pelos docentes, a partir de sua interface com o currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no período de 2007 a 2016. Utilizamos a abordagem qualiquantitativa, desenvolvida através do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), fundamentado na Teoria das Representações Sociais em que qualificamos e quantificamos as ideias compartilhadas no campo social. Realizamos uma pesquisa de campo combinada a uma revisão de literatura sobre a temática estudada e uma análise documental. A análise documental teve como principais fontes: os ordenamentos legais sobre o currículo de formação na área, a partir da elaboração de um ‘quadro de análise históricoorganizacional’ e o Projeto Pedagógico (PP) do curso investigado (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, 2007). A pesquisa de campo compreendeu na aplicação do roteiro de entrevista individual a 12 (doze) docentes. Os discursos foram analisados com base nas figuras metodológicas específicas do método, a partir da elaboração do Instrumento Analítico de Discurso (IAD) que sistematizou o discurso coletivo para sua análise e interpretação. Apresentamos os dados de contexto da formação docente em Educação Física e os dados científicos por meio da elaboração do Estado da Questão (EQ). O aporte teórico abordou as teorias e fundamentos do currículo na produção do conhecimento e as perspectivas curriculares de formação em Educação Física no Brasil. As análises demonstraram que, de acordo com as normativas legais, as práticas, o estágio e as atividades complementares são asseguradas no currículo prescrito e possibilitam, mesmo que de forma limitada (prescritiva/normativa), o intercâmbio das dimensões teóricas e práticas. Observamos o reconhecimento dos atores sociais em relação à contribuição desses componentes na formação, ainda que alguns discursos tenham denunciado a ausência de acompanhamento, de avaliação e de seminários. Entretanto, concluímos que a apropriação e a materialização do conhecimento formativo curricular, por parte dos docentes do referido curso, são deficientes de uma ação pedagógica coletiva que articula teoria e prática numa perspectiva transformadora, dada a centralidade em aspectos técnico-pedagógico e na segregação das práticas, do estágio e das atividades complementares.