Resumo

Esta dissertação aborda como temática central o currículo da formação de jovens futebolistas. Para debater a temática traçou-se um caminho de pesquisa objetivando compreender o currículo de formação para o futebol, do processo de elaboração à operacionalização nas fases de iniciação e especialização esportiva. Em linhas gerais, consiste em um estudo de carácter qualitativo e descritivo que visa responder uma questão norteadora: Como organizar o currículo da formação de jovens futebolistas? Visando responder à questão, organizou-se o trabalho em quatro capítulos que se articulam acerca da temática. No primeiro capítulo é abordado o processo de formação de futebolistas sob a luz do currículo, defendendo a necessidade da organização da formação esportiva a partir de uma matriz curricular. No segundo capítulo, objetivamos apresentar com ineditismo um panorama dos grupos de pesquisa (GP) brasileiros destinados ao estudo do futebol. Os dados revelam baixa produção relacionada a aspectos pedagógicos, treinadores de futebol. No período investigado encontrou-se apenas um artigo tratando da temática currículo da formação de futebolistas. A grande demanda de estudos produzidos a partir de pesquisadores dos grupos de pesquisa está concentrada nos aspectos biodinâmicos. O terceiro capítulo apresentamos possibilidades para refletir a elaboração de currículos para o ensino-aprendizagem-treinamento futebolístico a partir de pesquisadores estudiosos do futebol no Brasil. Os dados revelam que na percepção dos especialistas o currículo faz-se um mecanismo importante para a formação, e nele se estabelece parâmetros, objetivos (fins) e conteúdos para a formação de futebolistas. Na exploração da temática foram evidenciadas possibilidades para a matriz curricular da iniciação e especialização de futebolistas. Por fim, o último capítulo consiste em um ensaio que traz reflexões sobre as dimensões da formação dos jogadores de futebol, dialogando com a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e as principais implicações/tendências em Pedagogia do Esporte, para sinalizar pressupostos para a elaboração do (s) currículo (s) de formação para iniciação e especialização de jovens futebolistas. Conclui-se que o currículo para o ensino-treino do futebol é imperativo, sendo uma plataforma pedagógica sistêmica que abrange os elementos inerentes a formação de pessoas no âmbito do futebol. Mas, apesar das contribuições desse estudo, entende-se que o debate sobre o currículo no esporte ainda precisa ser robustecido, no sentido de construção de uma base epistemológica coesa e pertinente sobre currículo para o processo de formação de futebolistas. Sugere-se estudos que consigam dialogar com currículo no futebol e diferentes frentes de conhecimentos (biodinâmica; pedagogia, psicologia, nutrição...), além de estudos aplicados (longitudinais) que proponham a formação de futebolistas a partir de um currículo. Assim, este estudo abre precedentes para novas pesquisas sobre a temática, e alcança a possibilidade de evidenciar disposições preliminares sobre currículo no futebol a partir de pressupostos ecológicos.

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