Resumo

Em uma sociedade de constantes mudanças e infinitas incertezas, as cobranças para o exercício da docência, têm sido cada vez mais desafiadoras, onde, por vezes, nos questionamos qual o perfil de docentes que se pretende formar? Sendo assim, problematizamos como o currículo da área da Educação Física (E.F), na formação inicial, correlaciona o ensino, a pesquisa e a extensão, em uma instituição privada? Deste modo, o objetivo principal desta dissertação, consiste em compreender a correlação entre o ensino, a pesquisa e a extensão do currículo de Educação Física/Licenciatura, na formação inicial, em uma instituição privad a. Sendo assim, os específicos se constituem em identificar as relações entre a equipe diretiva da instituição e o seu corpo discente na instituição escolhida, analisar como os documentos institucionais expõem a relação entre docentes e acadêmicos na proposta de construção do profissional em formação , investigar se há dificuldades de incentivo ao ensino, a pesquisa e a extensão e por fim, averiguar como o currículo pode conciliar as práticas de um professor atuante em sala de aula, na perspectiva de se constituir também um docente com perfil pesquisador ou extensionista. O interesse sobre a temática se deu a partir das diversas etapas educacionais, a qual o pesquisador foi submetido no decorrer de sua trajetória educacional; estas práticas raramente eram atrativas, pois o conceito de educação física ou o que deveria ser, era o oposto dito de qualidade; uma prática solta sem agregar em conhecimentos, onde somente se praticava o que lhe interessasse. Este trabalho centra-se em uma pesquisa de cunho crítico e exploratório, sendo muito próximo ao que se denomina um estudo de caso, pois analisamos o currículo de educação física/licenciatura de uma universidade privada, adentrando a esta realidade. Não obstante, obviamente a pesquisa é de caráter bibliográfico com apoio de algumas técnicas e dinâmicas da análise documental. O ingresso no curso de Mestrado em Educação Física, partiu de muitas inquietações, as quais o impulsionaram a (trans) formação que optamos desde o início de nossa trajetória docente, dando continuidade ao ciclo educacional durante a lato sensu e o stricto sensu, muitas inquietações persistiram e se tornaram angustiante, tentando compreender a relação do passado com o presente. Analisamos os documentos, procedemos entrevistas semiestruturadas e acompanhando in loco de uma instituição privada para confeccionarmos esse debate. Conversas informais com professores e alunos nos corredores e laboratórios também nos propiciaram analisar a le gislação com maior clareza e presteza. De posse destes dados conseguimos, então, um diagnóstico, do curso ora analisado salientando suas potencialidades e advertindo para algumas fragilidades junto à sua formação acadêmica. Usamos o recurso da captura de informações através de conversas informais, baseadas em um roteiro prévio, do que seria indagado a alguns integrantes da universidade pesquisada. Dito isso, este trabalho visa transcender os estigmas em torno da educação física, proporcionando ao leitor um apanhado enriquecido da história; concretização da persistência da constituição de universidade, bem como sua compilação através do currículo alicerçado e na transição entre ensino, pesquisa e extensão.

Acessar