Resumo

O objetivo desta dissertação foi investigar a compreensão de professores e equipe técnica da escola sobre quais aprendizagens os alunos e alunas desenvolvem durante o processo de organização, preparação e participação nos Jogos Escolares e como são incorporadas no processo formativo escolar. É uma pesquisa com abordagem qualitativa descritiva, cujos sujeitos são os alunos, professores, coordenadores e diretores de duas escolas de Sinop - MT que participaram dos Jogos Escolares Mato-Grossenses (edição 2009). Os dados foram coletados através de entrevistas e questionários. As referências teóricas que sustentaram as análises foram feitas a partir de Bracht (1986, 1992, 2003), Barroso e Darido (2006), Damiani e Escobar (2006),Kunz (1994), Nogueira e Catani (1998) e Taffarel e Stramann (2007). Os resultados obtidos com os sujeitos desta investigação evidenciaram a possibilidade da aprendizagem adquirida através do esporte escolar. Também, verificamos se há valorização dos Jogos Escolares, mas não na competição de resultados, e sim na participação e como ferramenta de produção acadêmica e, conseqüentemente, melhoria do aprendizado. Tivemos também uma visão do que pensam diretores, coordenadores e professores sobre a participação dos alunos nos Jogos Escolares. A maioria dos educadores/professores questionados demonstrou não gostar ou ser indiferente aos Jogos Escolares e não os vêem como algo que possa trazer aprendizado ao aluno, não por opção, mas por desconhecerem as possibilidades que se apresentam a tão rica experiência vivenciada por seus alunos além do ensino sistematizado.

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