Currículo e os (re)construtores do Corpo Midiático de Jovens do Araguaia-tocantins Praticantes de Musculação: e o Fenômeno de Objetificação
Por Fábio Bombarda (Autor), Damião Rocha (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 4, 2020.
Resumo
Pesquisa realizada com 10 jovens, na faixa etária de 18 a 24 anos de idade em Palmas e Vila Rica na região do Araguaia, sendo estes praticantes de exercício físico de musculação em academias. Estudo este que realizamos no Programa da Pós-Graduação em Educação (PPGE) em que objetivamos trata as (re)configurações de corpo de jovens nortistas no uso de produtos suplementares em suas práticas de exercícios de musculação em academia. Nossa temática se pauta em descrever o fenômeno de objetificação. A problematização se dá no entorno da questão de quais são os (re)construtores do corpo midiático de jovens nortistas, praticantes de musculação e a relação com o currículo da Educação Física Escolar. Metodologicamente trata-se de uma etnopesquisa realizada, conforme Macedo (2010) e de concepção fenomenológica Rocha e Maia (2017) em que busca o sentido, a (re)presentação, a descrição dos fenômenos, sejam eles sociais, culturais, educacionais. Nossos resultados perpassam pela discussão do fenômeno que elencamos e sinaliza para a objetificação de corpos jovens, bem como suas implicações no currículo.