Resumo
Aborda-se neste trabalho a questão curricular da Educação Física na Universidade Estadual de Ponta Grossa, objetivando contextualizá-la dentro do processo de mudanças instalado por ocasião da implantação dos novos currículos determinados pela Resolução 03/87 do Conselho Federal de Educação a partir de 1990. Para atingir este propósito o estudo sobre currículo se fez necessário, abordando-se os aspectos históricos, conceituais e o seu envolvimento como agente de transformação na sociedade, visando proporcionar conhecimentos que levem à reflexão sobre a importância deste no contexto universitário, bem como, levar-nos a reconhecer a Resolução 03/87 como o novo caminho para o curso de Educação Física atingir a sua plenitude como área acadêmica. A historiografia da Educação Física no ensino superior também se faz presente, com o objetivo de demonstrar o seu envolvimento no sistema universitário brasileiro, levando-nos a refletir e a reconhecer a sua efetiva participação neste sistema de ensino, quer como instrumento de alienação da sociedade, através de suas atividades físicas, recreativas ou esportivas ou de agente de transformação, para podermos entender os motivos que levaram a estudos que visavam à mudança na sua estrutura curricular. A busca do entendimento sobre currículo e da participação da Educação Física no ensino superior servirá para contextualizarmos os momentos vivenciados por ocasião dos estudos e discussões efetuadas a respeito da reformulação curricular ocorrida, trazendo à tona quais os objetivos, conhecimentos, novas disciplinas e influências e os novos paradigmas que se fizeram presentes no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa.