Resumo
Como se delimitou o Campo de atuação específico do Profissional de Educação Física no Brasil? Porque, apesar de termos consciência da amplitude de possibilidades existentes, sua prática profissional é tão restrita? ,As respostas foram indicadas estudando-se a formação inadequada oferecida pelos diversos cursos de graduação em Educação Física existentes no país. Esta formação tem sobrevalorizado o conhecimento pedagógico técnico-desportivo em relação ao conhecimento específico da área, com isso tem se verificado a ocupação do campo de atuação desse profissional, por profissionais de outras áreas. O que se pretendeu foi isolar e discutir uma das variáveis deste problema, ou seja, a formação profissional que tem sido dada aos estudantes, pelas Escolas de Educação Física no Estado de São Paulo. Para tanto, o estudo objetivou, à partir da análise de casos, buscar um modelo interpretativo que permitisse encontrar a "lógica" do processo que comandou a organização dos cursos de Educação Física no Brasil. Como exemplos significativos, foram tomados para estudo os cursos da Escola Superior de Educação Física de São Carlos (1950), Curso de Educação Física do Centro da Ciências Biológicas e Profissões da Saúde da Universidade Metodista de Piracicaba (1971) e Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1972), dos quais foi feito um levantamento descritivo da estrutura administrativa e organizacional curricular, sendo apresentados elementos de análise que apontam para a existência de continuidade e descontinuidades históricas entre eles. Servindo de contraponto, a mesma análise comparativa foi feita com o Curso da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (1985), que oferece aspectos bastante diferentes dos anteriormente apontados, tanto por estar vinculado a uma Universidade Pública, quanto por oferecer, além da licenciatura, uma habilitação em bacharelado, sendo mesmo a sua existência uma das hipóteses deste trabalho, para justificar a supervalorização da formação de professores de Educação Física. Pretendeu-se, ao apresentar-se uma visão histórica dos estudos e encontros efetuados a nível nacional, visando a reformulação dos currículos dos Cursos de Graduação em Educação Física, demonstrar, que o oferecimento da habilitação em Bacharelado, aprovado pelo Conselho Federal de Educação, conforme a Resolução 03/87, poderá favorecer uma melhor elaboração crítica do campo de conhecimento específico da Educação Física e conseqüente abertura ou alargamento da delimitação da área de atuação do profissional. Ao final desta análise comparativa de casos, pudemos oferecer uma contribuição no sentido do estabelecimento de um modelo de análise para os debates atualmente em curso, visando a reformulação dos currículos de Graduação em Educação Física.