Resumo

O estudo aborda o tema do currículo tendo em vista outro modo de pensar a formação em Educação Física. De forma especial, discute os principais significados implicados no âmbito da teoria curricular, sinalizando para três tradições que constituem o debate na educação: teorias tradicionais, críticas e pós-críticas, apontando para um sentido intercultural, interdisciplinar e complexo no âmbito do ensino e aprendizagem de práticas corporais. Do ponto de vista metodológico, constitui-se em um ensaio, de cunho hermenêutico, que se ampara na análise interpretativa e qualitativa de obras que enfocam o tema do currículo, da interculturalidade, da interdisciplinaridade e da complexidade, para analisar sentidos pedagógicos ampliados acerca das práticas corporais na formação em Educação Física. O enfoque tematiza um sentido possível para a construção de outras formas de pensar a formação em Educação Física, em que as questões que envolvem a elaboração de currículos, se tornem objeto da formação a partir das teorias críticas e pós-críticas. Trata, também, de uma reflexão que procura manter acesa a interrogação sobre os significados de uma abordagem interdisciplinar e complexa no trato com as questões das práticas corporais, bem como do corpo, e da cultura na Educação Física.

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