Currículo e Planejamento na Educação Física Escolar
Por Dinah Vasconcellos Terra (Autor), Andrea Beatriz Machado (Autor), Luciana dos Santos Aguiar (Autor), Aline Fernandes Louzada (Autor), Marcelo Vieira da Silva (Autor), Marcio Carvalho Viegas (Autor), Renato Vidal Linhares (Autor), Vera Peregrine Vasques (Autor), Kamila Souza Santana (Autor), Luiz Felipe Martins Valladão (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
No âmbito de redes públicas de ensino no Estado do Rio de Janeiro é possível detectar diferentes iniciativas estruturando orientações curriculares por ciclos de aprendizagem que buscam avançar numa reorganização curricular comprometida na superação de um ensino técnico-instrumental a Educação Física na escola. O projeto tem como objetivo elaborar, na perspectiva dos professores, a sistematização e implantação de um currículo nos diferentes ciclos de aprendizagem. A partir da metodologia da pesquisa-ação estabelecemos metas estabelecidas permitem o rompimento de uma concepção e prática da Educação Física restrita aos conteúdos hegemonicamente aplicados nas aulas, proporcionando aos alunos a possibilidade de conhecer e vivenciar criticamente variadas práticas corporais.