Editora COB. Brasil None. 391 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

O Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) é uma iniciativa dos programas da Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI), para o desenvolvimento administrativo dos Comitês Olímpicos Nacionais. No Comitê Olímpico Brasileiro (COB), é planejado e dirigido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB).

Com a realização do CAGE, o IOB possui três grandes objetivos:

• Desenvolver habilidades e conhecimentos de gestores esportivos, requisitos necessários para um gerenciamento mais efetivo das instituições esportivas nacionais;

• Promover a análise, discussão, produção de conhecimento e propostas de soluções concretas de situações-problema encontradas em organizações esportivas;

• Fomentar o intercâmbio de informações e a criação de uma rede de contatos profissionais entre os gestores.

O curso tem abrangência nacional e destina-se aos profissionais de nível executivo de instituições esportivas ligadas diretamente ao esporte de alto rendimento.

A base de conhecimentos do CAGE provém do manual Managing Olympic Sport Organizations (MOSO), produzido pela Solidariedade Olímpica, em cooperação com o Master Executif em Management des Organisations Sportives (MEMOS). O manual abrange seis áreas de estudo: gestão de organizações esportivas olímpicas, gestão estratégica, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão de marketing e organização de grandes eventos.

O programa do curso inclui palestras, atividades teóricas e práticas, produção e exposição de trabalhos individuais comentados, e dinâmicas e discussões em grupos. Ao final do CAGE, cada aluno deverá apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), devidamente supervisionado por um orientador e direcionado para se transformar em uma solução concreta para a organização esportiva desse aluno, e também para outras organizações que tiverem o mesmo problema.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) considera de fundamental importância a especialização de gestores das diversas organizações esportivas nacionais. Por esta razão, vem dando especial atenção aos cursos de capacitação promovidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), com o apoio dos Programas da Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI). A publicação do periódico acadêmico das 3ª e 4ª edições do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), realizadas nos anos de 2011/2012 e de 2012/2013, sintetiza essa determinação do COB e do IOB.

Este documento reúne os melhores trabalhos de conclusão de curso, desenvolvidos pelos alunos nos moldes de artigo científico, e trazem ao Movimento Olímpico importante contribuição em diversas áreas de interesse. Tem como objetivo compartilhar o conhecimento em todo o Movimento Olímpico brasileiro e consolidar, de forma estratégica, a capacitação de gestores das instituições esportivas e do próprio COB.

A qualidade dos projetos e a diversidade de temas que constam nesse periódico possibilitam abrir novos caminhos para o desenvolvimento do esporte olímpico nacional, servindo como ferramenta para a expansão do conhecimento, habilidades e ações necessárias para garantir uma gestão profissional estratégica das organizações esportivas e, assim, atingir os resultados esperados.

Arquivo