Curso De Monitoria De Escalada Esportiva Em Parede Artificial: Análise Da Metodologia Realizada
Resumo
Introdução: O Grupo de Estudos do Lazer (GEL), da Universidade Estadual de Maringá, vem desenvolvendo desde o ano de 2007 pesquisas e projetos na área da escalada esportiva em paredes artificiais. No ano de 2010 iniciou um projeto gratuito de ensino dessa modalidade, voltado para iniciantes com idades variadas. Porém o grupo se deparou com a necessidade de formar novos monitores neste esporte para auxiliar as aulas. Dada essa carência, o GEL desenvolveu um curso e ministrou-o em 4 dias englobando 7 temas julgados necessários para a formação desses monitores. Objetivo: Descrever a experiência no desenvolvimento da metodologia do curso de monitoria em escalada esportiva em parede artificial. Método: Este trabalho é um relato de experiência sobre o curso de monitoria de escalada esportiva em parede artificial. O curso contou com a participação de 09 ministrantes e 03 monitores, todos integrantes do grupo. Foram realizadas reuniões para leitura e produção de textos informativos, bem como encontros na parede para nivelamento técnico dos ministrantes. O curso obteve 50 inscritos. Os materiais utilizados para a escalada foram cordas de 20m por 11mm tipo dinâmicas, freios gri-gri, mosquetões e cadeiras além das apostilas e recursos áudio/visuais. Os temas abordados no curso foram: Histórico da Escalada, Tipos de Escaladas, Materiais utilizados, Técnicas de Segurança, Técnicas de Escalada, Tipos de Nós e Primeiros Socorros. Resultados: No dia 11 e 12 de março atividades foram das 18h às 17h30min para o primeiro grupo e das 20h às 21h30min, abordando os temas: histórico da escalada, Tipos de Escalada, Materiais Utilizados, Técnicas de Segurança e Técnicas de Escalada