Resumo

Nas últimas décadas, houve um crescimento notável na oferta de cursos em nível Lato Sensu na área da Educação Física e Esporte. No entanto, ainda são escassos os espaços de formação docente que tem se dedicado a problematizar e refletir os dilemas do ensino do esporte no contexto escolar, conteúdo sempre muito presente nas aulas de educação física. Além disso, muitos cursos de qualificação apresentam um currículo inchado, desarticulado dos objetivos do professor e desconexo com a realidade escolar. Dessa forma, um grupo de professores de Educação Física do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), cientes da necessidade de implementação de programas de qualificação profissional fundamentados na relação entre o conhecimento científico, filosófico e empírico, ofertou a comunidade de Pelotas e região, um curso presencial de Especialização em Esporte Escolar. A escolha do tema para o curso justifica-se, tanto por seu caráter inédito na região, quanto por sua irrefutável aplicabilidade ao cotidiano do professor de Educação Física. Posto isto, com o objetivo de apresentar a comunidade acadêmica a proposta e as concepções do curso de Especialização em Esporte Escolar implementado pelo IFSul no ano de 2019, o presente artigo divide-se em cinco partes: 1) Qualificação docente; 2) Ensinando o esporte na escola; 3) O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Esporte Escolar no IFSul; 4) Percepção do corpo discente e 5) Considerações finais.

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