Resumo

Este estudo teve como propósito conhecer a realidade profissional dos egressos dos cursos de especialização em Educação Física Adaptada à pessoa portadora de deficiência, desenvolvidos entre os anos de 1981 e 1996 nas seguintes Universidades: UFU, UPE, UnB, UFRGS e Unicamp. Procurou-se levar em consideração o conjunto das políticas públicas de formação de recursos humanos para a Educação Especial e o contexto educacional brasileiro, no qual ficou evidenciado que os cursos lato sensu na área da Educação Física e Esportes Adaptados foram implantados visando a atender, precipuamente, a necessidade de preparar os docentes das universidades para ministrarem disciplina com enfoque voltado à pessoa portadora de deficiência, nos currículos dos cursos de graduação. A partir da análise dos dados obtidos verificou-se que: a) a maioria dos egressos está atuando na Educação Física Adaptada à pessoa portadora de deficiência, mas há um descompasso entre a área de atuação e a de formação, evidenciado pelo fato de haver especialistas trabalhando com deficiências para as quais não foram preparados pelos cursos e em local para o qual a formação foi menos dirigida; b) houve elevação na remuneração de 40% dos egressos, enquanto 60% permaneceram com o mesmo salário que recebiam antes do curso; c) houve crescimento na produção científica, participação em eventos e outros cursos de Pós-graduação. Concluiu-se que apesar de alguns desencontros, os cursos, além de se constituírem na principal fonte de preparação de profissionais para a área da Educação Física e Esportes Adaptados, entre os anos de 1981 e 1996, contribuíram para que livros, revistas, pesquisas e outras formas de veiculação do conhecimento fossem produzidos no Brasil.

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