Da Ação Pedagógica ? Mudança da Prática Docente: os Jogos e as Brincadeiras em Uma Experiência com o Ensino Médio
Por Vânia de Fátima Matias Souza (Autor), Luciane Cristina Arantes da Costa (Autor), Ana Luiza Barbosa (Autor).
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar o resultado de uma ação integradora junto aos professores do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Maringá-Pr, com foco na ação pedagógica e na mudança provocada na prática docente ao se trabalhar os conteúdos escolares por meio de jogos e brincadeiras. Trabalhamos com um grupo focal com professores de diferentes disciplinas e alunos do ensino médio. A ação interventiva aconteceu em dois momentos: a) grupos de trabalho/estudos semanais com os professores; b) intervenção e aplicação. Após a ação integradora da proposta verificamos um maior interesse dos alunos nas aulas, denotando que quando são oportunizados a participar e interagir, tornam-se mais integrados e interessados em efetivar e consolidar os saberes escolares.