Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar os motivos pelos quais os professores da rede estadual de ensino de 1º grau, do município de Limeira, interior do Estado de São Paulo, encaminharam seus alunos para avaliação psicológica, entre os anos de 1989 à 1994. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada análise de 132 questionários, devidamente preenchidos pelos professores. Estes questionários foram obtidos a partir de encaminhamento dos diretores e professores, tendo como origem a APAE de Limeira e Londrina, centro de pesquisa e reabilitação da USP, Secretaria de Educação Especial e outros questionários que não tinham identificação quanto à sua procedência. Através dos dados obtidos verificamos que não existe um único motivo que determina o encaminhamento para avaliação psicológica. Constatamos que os problemas de ordem comportamental, acadêmica e emocional são apontados como indicativos de problemas. Porém o que pode ter contribuído para a não identificação dos motivos é que estes são abrangentes e o instrumento não permite identificar de forma clara, precisa e objetiva. Consideramos que através da analise dos resultados obtidos neste estudo, seja possível identificarmos problemas educacionais que levem a reflexões sobre uma metodologia de avaliação, auxiliando na identificação de problemas de aprendizagem e treinamento de habilidades acadêmicas.