Resumo

O objetivo deste ensaio tem seu foco na constituição histórica do conhecimento da área refletindo sobre as experiências pedagógicas que acontecem no momento de pandemia nas aulas de Educação Física escolar, na tentativa de compreender quais “Educações Físicas escolares” estamos vivendo e quais os possíveis rumos que elas podem tomar no pós-pandemia. Tais reflexões trouxeram três temas que podem ajudar o debate sobre a legitimidade da área no pós-pandemia, sendo: o cuidado com o aspecto social de cada estudante, a utilização das tecnologias educacionais como meio de problematização das práticas corporais e as vivências dos gestos das manifestações da cultura corporal com sentido e significado, deixando de lado a reprodução de movimentos de forma instrumental. Assim, compreendemos que muitas Educações Físicas críticas e libertadoras estão acontecendo durante a pandemia viabilizadas por docentes que buscam tornar o pedagógico intencionalmente político, almejando que os(as) estudantes sejam cidadãos(ãs) reflexivos(as) e ativos(as) no mundo.

Referências

ARROYO, Miguel González. Currículo, território em disputa. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 1, n. 1, p. 73–81, 2002.

BRACHT, Valter. Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 22, n. 1, p. 53-63, set., 2000.

______. A educação física brasileira e a crise da década de 1980: entre a solidez e a liquidez. In: MEDINA, João Paulo Subirá. A educação física cuida do corpo... e “mente”: novas contradições e desafios do século XXI. 26. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

______. Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 4. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2014.

______. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria pedagógica para a educação física). Ijuí, RS: Unijuí, 2019.

BRACHT, Valter; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Educação física escolar. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FESNTERSEIFER, Paulo Evaldo. Dicionário crítico da educação física. 3. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2014.

Acessar