Resumo

A Educação Física, enquanto componente curricular obrigatório no âmbito escolar, deve cumprir os mesmos papéis, assumindo a mesma importância que as matérias clássicas, possibilitando aos alunos estudar e aprender conhecimentos relacionados com essa área específica. Mas nos dias de hoje, é com certeza um grande desafio, por conta de ser entendida pela sociedade em geral e por grande parte da comunidade escolar como um momento distinto quando comparado a outros componentes curriculares, a educação física pode tanto ser o momento mais aguardado por alguns alunos(as) como também o mais odiado por outros(as). A falta de clareza dos objetivos da educação física na escola perpetua cenários de uma disciplina que não tem ou tem poucos conhecimentos conceituais (teoria), evidenciando apenas práticas muitas vezes descontextualizadas relacionadas ao treinar algumas modalidades esportivas, ao jogar ou brincar. O objeto de pesquisa que nos ocupa é a Cinesiologia Humana e a prática pedagógica na Educação Física escolar. Nesse sentido, a questão nuclear de pesquisa a que pretendemos responder é a seguinte: qual a contribuição epistemológica da Cinesiologia Humana para a prática pedagógica dos professores nas aulas de Educação Física no ensino fundamental II das escolas particulares no estado de São Paulo? Estabelecemos como objetivo geral: Compreender a contribuição epistemológica da Cinesiologia Humana para a prática pedagógica dos professores de Educação Física escolar e objetivos específicos: analisar a apropriação dos professores que aplicam a concepção da Cinesiologia Humana nas aulas de Educação Física; analisar a percepção dos professores que aplicam a concepção da Cinesiologia Humana nas aulas de Educação Física. O modelo epistemológico escolhido se situa numa perspectiva contra-hegemônica, no âmbito das teorias pós-críticas e pós-coloniais. A abordagem metodológica é qualitativa, utilizando como instrumento de pesquisa, a entrevista com 7 professores de Educação Física atuantes na região da Grande São Paulo e que já utilizam em suas práticas a Cinesiologia Humana. As conclusões da pesquisa convergem para uma percepção positiva dado que todos mostraram conhecimento satisfatório da concepção da cinesiologia humana, de seus objetivos, blocos temáticos, e conceitos passíveis de serem aplicados em suas aulas, nas etapas da educação infantil, ensino fundamental e médio. Ao mesmo tempo que reconhecem grande entraves de sua implementação plena no currículo escolar por conta de uma tradição cultural das aulas de Educação Física.

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